Project Description
MARCAS
Você sabe a importância de registrar a sua marca? A Ideiativa lhe proporciona todos os meios necessários para que você proteja sua marca e fique despreocupado.
O QUE É MARCA?
Ideiativa oferece amparo em todos os procedimentos legais para a proteção de marcas.
Seus profissionais são capacitados para oferecer a melhor estratégia e segurança para a consolidação do registro da sua marca. Atendemos a sua marca no Brasil e exterior.
Para alcançar o melhor resultado, atuamos com a realização de:
Buscas prévias para evitar conflitos com marcas de terceiros;
Preparação e acompanhamento do pedido de registro de marca junto ao INPI;
Elaboração de contratos de licenciamento;
Vigilância de marcas de concorrentes;
Elaboração de oposições e notificações extrajudiciais em casos de conflitos com terceiros;
Atualização de dados, anotação de transferência de titularidade, averbação de contrato de licenciamento, prorrogações e processos de caducidade de registros;
Proteção e defesa de direitos de marca perante justiça estadual e federal;
Como registrar? – Etapas do processo
PRIMEIRA ETAPA – Pesquisa de disponibilidade da marca (busca prévia)
Antes de depositar seu pedido de registro a Ideiativa realiza uma ampla pesquisa nos bancos de dados do INPI de modo a apurar a disponibilidade da marca escolhida por sua empresa. Também é examinada a adequação da marca às regras da Lei da Propriedade Industrial de modo a evitar a incidência nas hipóteses proibidas.
SEGUNDA ETAPA – Depósito do pedido de registro da marca perante o INPI
O pedido de registro perante o INPI é o ato formal que dá início ao processo de registro de marca. Para efetuar o pedido de registro de sua marca a Ideiativa prepara a documentação necessária, configura seus logotipos ou figuras às normas administrativas do INPI e estuda sua atividade de modo a assegurar a proteção mais adequada para sua marca.
TERCEIRA ETAPA – Concessão do registro
Após o protocolo do requerimento o pedido de registro da marca é publicado na Revista da Propriedade Industrial. Com a publicação, inicia o prazo de 60 (sessenta) dias para a apresentação de oposições por terceiros.
QUARTA ETAPA – Entrega do certificado do registro da marca
Após a publicação e havendo ou não oposições o INPI examina o pedido de registro verificando a disponibilidade da marca requerida e a sua adequação à lei. Concluindo pela possibilidade da concessão do registro, o INPI publica o deferimento do pedido na Revista da Propriedade Industrial. A partir deste momento o titular deve recolher a taxa federal correspondente à vigência do registro pelos primeiros 10 (dez) anos e à expedição do certificado de registro.
QUINTA ETAPA – Concessão do registro
Com o recolhimento das taxas devidas pelo primeiro decênio de vigência e para a expedição de certificado, o INPI comunica a concessão do registro da marca.
SEXTA ETAPA – Entrega do certificado do registro da marca
A última etapa do processo ocorre com a efetiva expedição e entrega do certificado de registro da marca.
Porquê registrar?
A Ideiativa parte do princípio que a marca individualiza e diferencia um produto/serviço de seus concorrentes. Podendo fidelizar uma parcela de clientes, que se identifica com os valores que a marca pretende passar. Marca é o único valor que não tem prazo para terminar. É um título/documento eterno, onde será registrada para sempre sendo sua.
O registro de uma marca não é obrigatório, entretanto é necessário caso queira assegurar seus direitos sobre ela. Se não houver registro, poderá ser usada por terceiros, ou seja, outras pessoas ou empresas poderão usar a marca, roubar a clientela e causar prejuízo.
A empresa cuida de todo processo de registro de marca e garante que ao registrar, agrega valor e viabiliza transações comerciais com a segurança de que é uma marca exclusiva e garantir uma série de benefícios. Assim, o cliente pode ficar despreocupado, pois ficam então, proibidas marcas iguais ou semelhantes a sua com chances de receber raparação por qualquer prejuízo.
Entretanto é comum ver algumas marcas parecidas. Isso acontece, pois o registro de marca é feito pela Razão Social, ou seja, as razões sociais são diferentes, porém as marcas são semelhantes. Por isso, uma empresa pode ter quantas marcas quiser independente de razão social ou nome fantasia.
A Ideiativa lhe representa caso haja qualquer marca parecida impedindo seu registro.
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OUTROS SERVIÇOS
A Ideiativa presta serviços em todos os campos da propriedade intelectual,
garantido a proteção adequada de seus direitos nos assuntos relacionados a:
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